quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aquilo que sou VERSUS aquilo que gostaria de ser


HÁ DEFAZAGEM ENTRE AQUILO QUE SOU E AQUILO QUE GOSTARIA DE SER?
/OU QUE FAÇO DE CONTA QUE SOU ?





 Para que você tome consciência de seu Eu e possa assumir sua realidade  - aqui vai um pequeno teste.




Escreva uma lista de suas faltas, desvantagens e limitações. Use frases completas. 
Por exemplo:

- Nunca vou entender matemática.
- Sou fingido, principalmente com meus colegas.
- Tenho um excesso de peso de cinco quilos.

Agora reescreva as mesmas afirmações como discrepâncias entre aquilo que você é (seu eu) daquilo que gostaria de ser (seu eu ideal).
Por exemplo:
- Meu eu ideal é um bom matemático, não profissional, mas capaz de aprender e reter o que aprendo.

- Meu eu ideal é honesto, claro e verdadeiro, sobretudo com meus colegas.

- Meu eu ideal pesa cinco quilos a menos do que eu.




Avalie seu eu ideal 
Será que algumas de suas aspirações são pouco realísticas?

Gostaria de modificar alguns dos objetivos assumidos por sua autodescrição ideal?

Você tem alguma razão para fazer isto?

Existe ou existiu alguém que você admira e toma como modelo? 
Algum traço imposto por outrem? 
Expectativa de outra pessoa de que você seja assim e assado?
O que ganha e o que perde quando finge ser o seu  Eu ideal?
Sofre muito por não conseguir atingir seu melhor?

Quando criou seu eu Ideal?

 

 Pois bem. Se respondeu honestamente, agora você já se conhece melhor e assim terá uma correta avaliação de si, podendo aceitar-se exatamente como é, sem conflitos.

Referência Carl Rogers, psicólogo citado em Fadiman e Frager


2 comentários:

  1. e´ sempre bom ler estes grifos para chacoalhar nossas mentes; que bom que venha de tereza.A gente fica sempre na expectativa de ler alguma coisa dessas todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua participação, Kátia. E é bom saber que nosso trabalho está sendo útil.
    abraços
    tereza

    ResponderExcluir