quarta-feira, 21 de maio de 2014

o que é solidão?





Pode parecer estranho, mas tenho vivido boa parte de minha vida só.

Não pense você que não sei compartilhar uma boa conversa com os outros. Tampouco sou indiferente ao juízo do vizinho.

Muitos diriam que  sou um homem sociável, mas sei que entre uma pessoa e outra há uma barreira insuperável, que nem os momentos de intimidade familiar e nem os fogos do desejo conseguem transpor.

Sei que existe o mundo dos outros.. como  poderia ignorá-los?  Nele transito como um convidado, como cliente ou como um mero companheiro transitório de uma viagem.

Mas sempre estou comigo, no meu mundo, aberto aos olhos de meu próximo,  poroso e influenciado por esse outro mundo que está aí fora – o chamado mundo social.


Sou muito diferente de você, por acaso?
Ou você é como uma árvore, com grandes raízes subterrâneas e galhos e braços abertos apanhando o ar?


Alguma vez pensei que eu fosse um pássaro com grandes asas e um céu a seu dispor.



Agora sei que apenas sou um homem, sem asas  mas  com grande vontade de voar.
E  não  me  pergunte para onde.


Referencia:  Um desconhecido que perdeu suas anotações num trem.

2 comentários:

  1. Jung dizia que "Solidão é ter o que compartilhar - seja o que for - e não ter com quem".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria + ainda: Falar com alguém, às vêzes até que dá !
      Mas que dizer quando não se tem com quem compartilhar por falta de afinidade..
      A dimensão que você dá ao que quer comunicar permanece não dito, não ouvido na sua totalidade e no sentimento: as almas não se falam.

      Excluir