segunda-feira, 25 de julho de 2011

Qual o medo que te domina?


Qual o medo que te domina?
 Da morte? Da solidão?

Encontre-se nesta lúcida e esclarecedora análise do Caráter Social. Porque os tabus existem e são diferentes nas culturas? 
O que a sociedade exige de nós?


Quais tabus aceitamos para o bem da coletividade?
Saber, ajuda nos posicionar.

Tereza, psicóloga



A fim de sobreviver, qualquer sociedade precisa modelar o caráter de seus membros de tal maneira que eles queiram fazer o que têm de fazer .

Cumpre que sua função social se interiorize e transforme em alguma coisa que eles se sintam movidos a fazer, e não em alguma coisa que sejam obrigados a fazer.

A sociedade não poderá consentir em nenhum desvio desse padrão porque, se o ‘caráter social’ perder sua coerência e firmeza muitos indivíduos deixarão de proceder como se espera , e estará ameaçada a sobrevivência da sociedade em sua forma especificada.

 Claro está que as sociedades diferem na rigidez com que impõem seu caráter social e a observância dos tabus destinados à proteção  desse caráter, mas em todas as sociedades há tabus cuja violação resulta em ostracismo.

Todo indivíduo tem medo do ostracismo: Para não ficar louco, é preciso que ele se relacione de alguma forma com outros. A total ausência de relacionamento o conduzirá às raias da insanidade mental.

                  Enquanto animal, o homem tem muito medo de morrer.

E enquanto homem, tem muito medo da solidão.



Referencia Erich Fromm Zen budismo e psicanálise




Nenhum comentário:

Postar um comentário